Essências que relaxam - PARTE 2

11:55:00


Dando continuidade à série "Essências que relaxam", conheça outros aromas capazes de nos ajudar a ficar mais calmos, a aliviar sintomas de depressão, insônia e outros problemas consequentes da vida agitada que levamos.

Sândalo


A árvore do gênero Santalum, ou sândalo, é uma das fragrâncias mais marcantes que promovem relaxamento, calma e induz a estados meditativos. A parte da árvore que é usada para fazer o perfume leva 50 a 80 anos para ficar totalmente madura. Para fazer o óleo essencial, as raízes e cerne são destilados através de fervura, vapor, condensação e separação. Segundo a pesquisa, a fragrância do sândalo é a mais próxima do feromônio humano, por isso é tradicionalmente considerada como afrodisíaca.

Desde tempos antigos até hoje, o uso mais importante do sândalo é o seu efeito sedativo sobre o sistema nervoso. Os pesquisadores descobriram que quando uma pessoa sente o cheiro, as ondas cerebrais relaxam. Embora apenas um pouco diferente do cheiro de outras madeiras, o sândalo alivia a ansiedade, raiva e fúria, e induz o sono, o que é bom para aqueles que sofrem de insônia. Devido à concentração, o óleo de sândalo tem um efeito mais duradouro.

Mandarina


Comumente conhecida como Mandarina na Europa, na América é a nossa famosa tangerina. Esta fragrância é extraída da casca exterior dos pequenos frutos de tom laranja. Através da extração por expressão fria, o cheiro exala um equilíbrio, efeito edificante e calmante. O óleo é indicado às crianças, para acalmar excitações. Para os adultos, redescobre sua criança interior através da sua qualidade suave, delicada.

Os estudos psicológicos têm mostrado que a mandarina cria efeito hipnótico que desliga as mentes daqueles que estão ansiosos e nervosos. Além disso, tem um efeito de reforço para aqueles que estão deprimidos e de luto. Importante lembrar que, ao usar o óleo de mandarina, especialmente para crianças e idosos, lembre-se sempre que é fotossensível, portanto, o cuidado deve ser observado quando utilizado sob luz solar direta.

Jasmim


"King of the Garden" (O Rei do Jardim), "Mistress of the Night" (Dama da Noite), estes são alguns dos títulos usados ​​para descrever o jasmim. As pequenas flores brancas deste arbusto são os que produzem a fragrância que tem capturado a imaginação de perfumistas e poetas desde os tempos antigos. A produção do óleo essencial de Jasminum grandiflorum leva um processo exótico. Seu aroma sedutor é mais intenso à noite, por isso é neste momento que são colhidas as flores, que depois são colocadas numa camada de gordura para a extração.

Apesar das muitas tentativas de imitar o cheiro através da produção sintética, os químicos ainda não produziram um de qualidade igual ao óleo essencial original da planta. Estudos realizados em Tóquio, revelaram que o perfume de jasmim aumenta o estado de alerta mental, bem como estimula as ondas cerebrais. Sua rica fragrância floral com um tom de cheiro frutado é usado como antidepressivo, permitindo que aqueles que estão tristes se exaltem, pois induz emoções calmantes e acolhedoras. O jasmim também provoca um efeito sensual nas pessoas e é muitas vezes usado para trazer para fora uma personalidade carismática.

Baunilha


Vanilla planifolia é freqüentemente associada com alimentos, sorvetes, bolos, doces, chocolates. Esta planta, que segundo a mitologia é o sangue da Princesa Xanat e seu amante que foram decapitados quando foram capturados ao tentarem escapar da ira de seu pai.

A baunilha desprende um aroma sedutor doce que faz relembrar memórias felizes de casa e da infância. Tem um efeito calmante, relaxante e confortante, especialmente quando não está misturado com aromas que estimulam o sistema nervoso. O óleo essencial da baunilha é processado através de destilação das vagens da planta. Alguns estudos relatam que a baunilha quando ingerida aumenta os níveis de adrenalina, estimulando e revigorando a pessoa.

Rosa


A flor da rosa com suas pétalas por si só lhe valem o título de "Rainha do jardim". Para os poetas e amantes, simboliza o amor e a perfeição. A Bulgária é um dos principais produtores de óleo essencial de rosa. A produção é de dois produtos: a essência de rosas e água de rosas, como um subproduto. O óleo puro funciona como mágica, pois só é liquefeito quando aquecido pela mão.

É maravilhosamente intenso, doce e floral o perfume da rosa, útil para acalmar tensões nervosas. É considerado como um rejuvenescedor de células, uma vez que reequilibra o psíquico. Ele dá um sentimento positivo às pessoas, razão pela qual este sangue de Afrodite, como a lenda diz, é um dos mais valorizados perfumes já produzidos.

Lilás


É uma das plantas mais populares na produção de fragrâncias para relaxamento. De cor roxa, púrpura ou branca, as flores de lilás crescem em cachos em um arbusto de regiões frias e temperadas. Suas pequenas flores produzem um perfume delicado e florido, com aromas de lírio do vale e notas balsâmicas.

Apesar da sua cor simbolizar a tristeza e luto, lilás é considerada uma flor do amor. O cheiro produzido traz serenidade, memórias agradáveis ​​e sono tranquilo. A lilás induz efeito calmante para aqueles que estão insones.

Ylang-ylang


"Flor das flores", ou "fragrância de todas as fragrâncias", o significado da palavra filipina ylang-ylang. Na Indonésia, estas flores são espalhadas nas camas de noivos para aguçar os sentidos e aliviar o medo, raiva e ciúme. O cheiro doce intenso, inebriante, floral e picante do ylang-ylang tem tanto efeito estimulante como calmante. Para alguns, o ylang-ylang induz o sono. No entanto, segundo a pesquisa, também estimula a agilidade mental, em contraste com o efeito psicológico.

Para muitos, inalar o extrato desta flor reduz a pressão sanguínea e alivia palpitações. Indicado para aqueles que estão ansiosos e com raiva, o ylang-ylang é conhecido por sua capacidade de abrandar o sistema nervoso simpático. O ylang ylang, quando usado com um difusor, pode soprar um aroma agradável que ajuda quem busca um sono tranquilo.

Fonte de pesquisa: www.naturalhealthontheweb.com

Você também poderá gostar

1 comentários